0800 123 4567
Seg. a Sex. / 09h00 às 18h00

Hidrogênio Verde - H2V: Uma aposta da Millenium no futuro sustentável

Hidrogênio Verde - H2V: Uma aposta da Millenium no futuro sustentável

O hidrogênio está entre os elementos mais abundantes da face da Terra e é facilmente encontrado na natureza, mas não podemos dizer o mesmo de sua extração.

É o combustível com maior quantidade de energia por unidade de massa, com poder calorífico superior de 3,54 kWh/Nm3 (39,42 kWh/kg) e a energia liberada na sua combustão, por unidade de massa, é de até 3 vezes maior do que a fornecida por combustíveis como biodiesel, metanol, etanol, gás natural e gás liquefeito de petróleo.

O hidrogênio pode ser extraído de vários elementos não fósseis, como a água e o etanol, e obtido através de dois principais processos, a REFORMA A VAPOR e a ELETRÓLISE tendo apenas água como produto de sua combustão.

A REFORMA A VAPOR é utilizada principalmente no refino do petróleo, produção de amônia e em CÉLULAS A COMBUSTÍVEL voltadas a geração de eletricidade, principalmente a embarcada em veículos, já a ELETRÓLISE é um processo químico não espontâneo que ocorre graças ao fornecimento de energia elétrica que é transformada em energia química.

As células a combustível são tecnologias emergentes e muito promissoras na geração de energia limpa, elas convertem energia química em energia elétrica sem a necessidade de combustão e com maior eficiência sem a emissão de poluentes, podendo chegar a uma eficiência de conversão de 85 a 90%. Existe hoje um árduo trabalho de planejamento das indústrias com o setor de combustíveis e todas as organizações mundiais responsáveis, além de uma mobilização consciente da sociedade em prol de mudanças reais e significativas.

Quando a eletricidade presente no processo é obtida por meio de fontes renováveis, é possível produzir Hidrogênio sem emissão de dióxido de carbono (CO2), gerando assim o H2V ou Hidrogênio Verde.

O Brasil tem um grande potencial para a produção do Hidrogênio Verde devido a capacidade de multiplicar a produção de etanol, provenientes do milho e da cana-de-açúcar, protagonistas da geração de energia renovável e elementos importantes para a obtenção do H2V.

O H2V é uma das principais linhas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Millenium Bioenergia. As iniciativas surgiram da vontade dos fundadores em viabilizar a diminuição nas emissões dos gases de efeito estufa através do consumo de biocombustíveis sustentáveis e inovadores. Para isso, tomou-se a decisão de investir em alternativas modernas e eficientes que promovam a transição energética para uma economia de baixo carbono.

O H2V pode ser usado em diversos segmentos, do transporte à indústria, por isso é considerada a energia do futuro e a Millenium está atenta a essa demanda e promoverá alternativas disruptivas que proporcionarão um futuro mais verde.

 

Vantagens do H2V

Mais energia - O Hidrogênio Verde possui três vezes mais energia que a gasolina e é a chave para auxiliar na redução de emissões de carbono e, consequentemente, reduzir o aquecimento global.

Mais sustentável - O H2V não emite gases poluentes durante seu processo de combustão e produção.

Mais versátil - O hidrogênio verde pode ser transformado em eletricidade ou combustível facilitando o uso no transporte nas finalidades domésticas, comerciais e industriais.

Fácil de armazenar e transportar - Hoje em dia o H2V é de fácil armazenamento, facilitando o uso posterior através do uso de isotanques específicos, podendo também ser misturado com o gás natural em até 20% e percorrer os mesmos canais e infraestruturas do gás. 

Fácil de abastecer - Existem Adiantadas pesquisas voltadas à produção de veículos híbridos, movidos simultaneamente a etanol/hidrogênio e eletricidade.

A partir da consolidação do Hidrogênio Verde como alternativa às energias de origem fóssil, a indústria, o comércio, os transportes e até mesmo nosso dia a dia, passarão por uma transformação disruptiva, diminuindo consideravelmente os efeitos do dióxido de carbono na atmosfera da Terra.

A União Europeia iniciou a criação de uma cadeia de valor para fornecer o Hidrogênio 100% Verde até 2030, o que indica que o H2V já é uma realidade, não uma mera especulação.

Em poucos anos conseguiremos abastecer carros com esse combustível e usá-lo como energia para abastecer nossas casas também.

A Millenium Bioenergia está trabalhando para que isso aconteça o quanto antes.